Título do projeto: Brincando de mercadinho
Área(s) do Conhecimento: Língua Portuguesa e matemática
Tempo previsto: 3 semanas
Série: 1º ano do Ensino Fundamental
Justificativa:
Segundo Vygotsky (1994), o lúdico influencia extremamente o desenvolvimento da criança. É através do uso de objetos, projetando situações, criando e recriando regras e procedimentos que a criança aprende a agir, adquirindo iniciativa e autoconfiança.
Ao desenvolver a atividade lúdica a criança não só manipula objetos ou ferramentas, estabelece contato com outras crianças e se envolve afetivamente, ela também amplia seus significados.
Trabalhar com a oralidade desenvolve as habilidades lingüísticas de falar e escutar, expressando o respeito pelo interlocutor, observando também a argumentação, de seu encadeamento e desenvolvimento de idéias, além de ser valioso instrumento interdisciplinar.
Se as crianças forem encorajadas a se comunicar matematicamente com seus colegas ou com o professor elas terão oportunidade para explorar, organizar e conectar seus pensamentos, fazendo com que se apropriem de novos conhecimentos e diferentes pontos de vista sobre um mesmo assunto.
Neste contexto considera-se que brincando a criança poderá desenvolver a oralidade matemática possibilitando a elas terem mais confiança em si mesmas, sentirem-se mais acolhidas e sem medo de se exporem publicamente
Conteúdos:
Linguagem Oral
Bilhete
Listas
Campo aditivo
Sistema Monetário: Equivalência, sobrecontagem, memorização de alguns resultados, cálculo do troco
Classificação de alguns objetos, quantidades, seqüencia e resolução de problemas
Relatórios: oral e por escrito.
Materiais necessários:
Embalagens vazias;
Calculadora;
Material para anotação
Cédulas e moedas fantasia
Folhetos de ofertas dos supermercados
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Bibliografia:
Orientações Curriculares do Estado de São Paulo – Ensino Fundamental de Nove Anos:
Língua Portuguesa.
Material elaborado pela oficina pedagógica – Equipe do ciclo 1 matemática- Helena e Inês - Diretoria de Ensino –
Revista Nova Escola
ETAPAS PREVISTAS DE ATIVIDADES:
1.Confecção de bilhete coletivo aos pais solicitando o envio de embalagens; |
2.Realização de coleta de embalagens vazias, trazidas pelos alunos; |
3. Discutir a organização e disposição de produtos em um supermercado; |
4.Organizar e separar as embalagens em caixas ou prateleiras; |
5.elaboração das etiquetas nas diferentes seções existentes no supermercado , podendo pesquisar nos folhetos (Atividade de Leitura e Escrita); Fazer listas de compras |
6.Levantamento dos preços (estimativas e aproximações); Organizar tabelas de preços. |
7.Etiquetar os produtos com os preços; |
8.Definição dos papeis (Caixa e compradores) ; |
9. Distribuir cédulas e moedas variadas para a compra e para os caixas; |
10.Dia da brincadeira com simulação de compra e venda com dinheiro simbólico, realizando as operações matemáticas das compras; |
11.Socialização dos resultados da brincadeira, comentários e relato oral do que aprendeu com a brincadeira. |
Produto final: Dia da brincadeira com relatório oral e posteriormente escrito. |
O QUE A PROFESSORA QUER QUE AS CRIANÇAS APRENDAM AO FINAL DO PROJETO:
v Expressar e justificar oralmente seus desejos, sentimentos, idéias e pensamentos.
v Respeitar as diferenças e a diversidade de opiniões.
v Comunicar-se no cotidiano.
v Relatar fatos que compõem episódios cotidianos, ainda que com apoio de recursos e/ou do professor.
v Escutar atentamente o que os colegas falam em uma roda de conversa, respeitando opiniões.
v Atribuir significado, produzir e operar números em situações diversas, de acordo com suas hipóteses.
v Refletir acerca das regularidades do sistema monetário.
v Saber ouvir as explicações de seus colegas, respeitando as diferentes soluções encontradas.
v Comunicar-se matematicamente, ou seja, descrever, representar e apresentar resultado e argumentar sobre suas conjecturas, fazendo uso da linguagem oral e estabelecendo relações entre elas e diferentes representações matemáticas.